Artigo de um desenhista com histórias e dicas

Aqui estão as dicas que eu gostaria de ter recebido quando comecei a desenhar, que teriam me economizado não apenas tempo e energia, mas também muito dinheiro.

Este é um resumo de todos os erros que cometi no passado e de todas as práticas e técnicas que me ajudaram a melhorar muito mais rápido como autodidata.

Enfim, o artigo que se segue é ainda mais valioso do que um curso clássico de desenho, pois não só relata minha experiência como desenhista, mas também a que tenho como instrutor.

Na verdade, vi dezenas de milhares de designers passando pelo meu blog e acompanhei de perto mais de uma centena de designers em um período de tempo relativamente curto.

Acho que sei exatamente o que representa um problema para a maioria dos meus alunos, talvez muito mais do que um professor de desenho clássico formado em educação nacional e artes plásticas em outro lugar (obrigado internet).

Eu gostaria de compartilhar isso com você aqui.

Portanto, aconselho você a marcar esta página e voltar a ela frequentemente durante o seu aprendizado, porque isso irá lhe poupar muitos contratempos desnecessários (para dizer o mínimo).

Eu sei que a maioria de nós não pode seguir cegamente um estranho escrevendo artigos na internet. Mas quem me conhece melhor sabe o quanto sou dedicado ao meu trabalho e à causa do desenho.

Nunca falo sem pensar no meu blog, e procuro sempre me aproximar da verdade comum, mesmo que cada um tenha a sua, sendo o mais transparente possível sobre o que realmente penso.
Apesar das aparências, não gosto de rodeios, portanto, é melhor ir ao cerne da questão.

Em primeiro lugar, gostaria de responder de uma vez por todas às 10 perguntas mais redundantes que os desenhistas iniciantes (e amadores de todos os tipos) me fazem com frequência e que eu gostaria de encerrar.

O desenho é um dom?

Esta observação ingênua foi feita para mim inúmeras vezes: “você tem o dom de desenhar, tenho inveja de você!”.

E para alguém que trabalhou incansavelmente como autodidata por mais de 12 anos, essa observação pode rapidamente se tornar inadequada, até dolorosa (hoje não é mais porque eu adquiri muito o sujeito).

É como dizer para mim: “você não merece o seu talento, foi um presente da mãe natureza”. E todo o trabalho para trás então? Isso não conta? Especialmente porque originalmente eu não era uma criança particularmente talentosa.

O que me leva a acreditar que algumas pessoas ainda estão na era do espelho: se não viram é porque nunca aconteceu…

Então, um pequeno lembrete para todas aquelas pessoas que ainda acredito no Papai Noel.

Aqui está o nível que eu tinha aos 25 anos:

Quanto tempo leva para aprender a desenhar?

“6 meses, 2 semanas, 4 dias e 3 horas”: este é o tipo de resposta que posso dar um pouco sarcasticamente a quem me faz a pergunta.

Acho que não me perguntei uma vez, embora no fundo eu achasse que o tempo demorava muito (e ainda babo por isso).

Basicamente, o que estou dizendo é que é impossível responder a essa pergunta porque eu precisaria de uma bola de cristal para descobrir.

Dependerá de muitos fatores: motivação, atenção, regularidade, tempo disponível, teorização … tantos parâmetros completamente pessoais.

Além disso, a noção de “saber desenhar” permanece muito subjetiva.

Eu tenho minha definição, cada um tem a sua e cada um tem seus objetivos. Por exemplo, desenhar com formas simples e imaginativas é bastante diferente de desenhar observacionais e realistas.

Para mim, saber desenhar é conseguir alinhar duas linhas para que a pessoa da frente reconheça (ou sinta) do que estou a falar, seja qual for o estilo e a forma.

O desenho é uma linguagem não verbal por si só, é quase tão bom quanto a telepatia, porque você pode transmitir sua mensagem, mas também suas emoções para os outros sem abrir a boca.

O desenho nos abre para uma liberdade infinita. Mesmo preso entre quatro paredes, você pode escapar da realidade por alguns momentos com apenas um lápis e um lençol.
Você tem que ver o desenho como uma maratona, não como um sprint.

É a consistência do designer que valerá a pena. Tirar de 30 minutos a 1 hora por dia é muito mais benéfico do que tirar 10 horas a cada duas semanas.

Aprendizagem eficaz e sustentável é a aprendizagem construída ao longo de um longo período de tempo, cimentando a teoria com a prática.

A teoria é muito mais fácil de memorizar se você aplicá-la durante o processo.

Depois disso, nada impede que um designer proceda por curas se ele tiver temperamento.

Mas, em qualquer caso, a resistência sempre terá precedência sobre a corrida.

Pessoalmente, não desenhei muito em comparação com alguns profissionais que conheço.

Nunca muito mais do que 1 hora por dia. E às vezes fico semanas, até meses, sem desenhar.

Mas isso não me impede de progredir.

Você sabe onde estou indo com isso?

Veja mais artigos interessantes como esse no blog da cis.

Enquanto alguns pulam na primeira foto que encontram no google image ou no pinterest, outros trabalham de forma mais inteligente, sem literalmente copiar.

Inspirar-se nas fotos é essencial e ensina muito, mas saber se distanciar delas é um passo que o amador deve planejar em seu aprendizado, se deseja se superar:

Então quem espera façanhas no espaço de uma semana, ficarei muito decepcionado.

Você pode aprender o básico do desenho em dois meses , sim.

Mas daí para alcançar seus objetivos mais loucos em tão pouco tempo, ou mesmo para desenhar sua imaginação de forma realista, é completamente ilusório.

Sua melhor aposta é não querer tomar atalhos por impulso, porque a experiência me mostrou que é muito mais fácil aprender e automatizar coisas um após o outro, ao invés de multitarefa e espalhar em todas as direções.

Isso retarda o processo mais do que qualquer coisa, senão pior – leva ao abandono e a desculpas.

O que fazer para combater o envelhecimento da pele?

Com a idade, as células da pele envelhecem e os primeiros sinais aparecem por volta dos trinta no rosto. 

Observamos alguns sinais clínicos como perda de luminosidade devido ao abrandamento da microcirculação, aumento da magreza da pele devido à diminuição da renovação epidérmica, ressecamento acentuado da pele porque diminui a produção de sebo e o aspecto rugas causadas pela inibição da síntese de colágeno, elastina e ácido hialurônico.

No entanto, existem soluções para retardar o envelhecimento da pele. Sabemos que não podemos manter a pele dos nossos 20 anos para sempre, mas agora você pode adotar bons reflexos para retardar o envelhecimento da sua pele.

LIMPE BEM SEU ROSTO

Para cuidar da sua pele e lutar com eficácia contra o envelhecimento das células, você deve tirar a maquiagem todas as noites para que sua pele respire à noite. 

Uma vez por semana, esfregue para remover a pele morta e tornar a pele mais permeável aos produtos que aplica. 

É importante hidratar bem o rosto de manhã e à noite com produtos adaptados à sua pele.

ALIMENTOS ESPECÍFICOS SÃO PREFERIDOS

Para combater o aparecimento de rugas, é importante cuidar bem da alimentação. 

É fundamental privilegiar alimentos ricos em antioxidantes, ômega 3 e vitaminas. 

Os ômega 3 são encontrados em peixes como cavala, salmão ou sardinha e em alguns óleos vegetais. 

Esses aminoácidos permitirão que sua pele mantenha sua flexibilidade e elasticidade. 

Em relação às vitaminas, opte pela vitamina A que protege a pele dos raios ultravioleta. 

Pode ser encontrada na manteiga, ovos ou cenouras e consome principalmente produtos ricos em vitamina C (laranjas, toranjas, kiwis, pimentos…) e em vitamina E (óleo de girassol, avelãs, amêndoas…). Antioxidantes, que são encontrados em certos alimentos, como espinafre, feijão,

BEBEMOS MUITO

A água também é essencial para lutar contra o envelhecimento da pele porque quanto mais bebemos, mais permitimos que o corpo evacue suas toxinas. 

A água é o melhor agente de drenagem e também manterá a saúde da sua pele: uma pele bem hidratada terá mais capacidade de se defender das agressões externas. 

Beba chá, especialmente chá verde. Seu poder antioxidante é na verdade quatro vezes maior que o da vitamina C.

NÓS PROTEGEMOS-SE DO SOL

Os raios solares são muito nocivos para a nossa pele e a exposição sem protecção e durante muito tempo conduzirá, seja qual for o tipo de pele, ao envelhecimento precoce.

Antes de qualquer exposição ao sol, portanto, é importante aplicar um creme protetor eficaz. Nossa tez ficará menos dourada, mas efetivamente repeliremos a chegada das rugas em nosso rosto.

Você sabia que as quedas são a principal causa de hospitalizações relacionadas a ferimentos entre os idosos no Canadá e entre 20% e 30% dos idosos caem a cada ano? 

Embora você possa pensar que as quedas são uma consequência natural do envelhecimento, elas são mais o resultado de vários fatores relacionados à idade, incluindo a perda de força muscular e equilíbrio. 

Veja também: Melannun age Funciona mesmo?

A boa notícia é que as quedas podem ser evitadas ajustando-se o ambiente doméstico, fazendo exercícios que promovam força e equilíbrio e cuidando da saúde dos pés.

Faça alterações em casa

Muitos idosos optam por permanecer em suas casas o maior tempo possível. 

No entanto, muitas casas não foram projetadas para atender às suas necessidades à medida que envelhecem. 

Fazer modificações em casa pode tornar mais fácil para você realizar suas atividades diárias e reduzir o risco de quedas em casa. Os terapeutas ocupacionais podem ajudá-lo com um plano que atenda às suas necessidades.

Faça exercícios regularmente

O exercício – sozinho ou em combinação com outras estratégias – pode ajudar a reduzir o risco de queda. 

Existem vários exercícios benéficos que ajudam a melhorar a velocidade da caminhada, o equilíbrio e a força muscular. 

Tai chi, treinamento de resistência e exercícios como ioga, que aumentam a flexibilidade, também podem ajudar. 

Se o exercício regular ainda não faz parte de sua rotina semanal, ele é importante não apenas para sua saúde física e mental geral, mas também pode ajudar a prevenir quedas.

E se gosta do assunto veja também esse vídeo que separamos sobre o assunto:

Dicas para você que quer perder peso e não sabe como

Você por acaso também sofre com os quilinhos a mais?

Por isso veio na internet buscando solução que sejam naturais e saudáveis?

Muito bem, acredito que você finalmente tenha encontrado o lugar certo.

Resolvi escrever este artigo grande parte por saber da quantidade de pessoas que hoje em dia tenta emagrecer.

Nele coloquei as melhores dicas que consegui juntar durante esses anos.

Espero do fundo do coração que elas possam te ajudar do mesmo que jeito que me ajudaram.

Mesmo quando eu achei que não haveria mais salvação e eu teria que aceitar o corpo que eu tinha.

Para perder peso, comece suas refeições com uma sopa

A sopa é a arma secreta de quem faz sucesso na alimentação!

Um estudo de 2014 descobriu que as pessoas que consumiam sopa regularmente tinham uma circunferência da cintura menor do que aquelas que não consumiam.

Procure sopas feitas com leite desnatado ou sopas com baixo teor de sal e adicione seus vegetais favoritos para obter fibras com propriedades emagrecedoras.

… e terminar com pão

De acordo com um estudo publicado no Diabetes Care, pessoas com diabetes tipo 2 tiveram picos de açúcar no sangue 30 vezes maiores quando comiam pão antes do que depois de uma refeição.

Pesquisas relacionadas descobriram que um rápido aumento nos níveis de açúcar no sangue desencadeou reações hormonais e metabólicas que estimulam a bulimia em pessoas obesas.

Comer pão após as refeições retarda a conversão de carboidratos refinados em açúcar, o que ajuda a controlar o apetite, especialmente em pessoas que têm problemas de peso, resistência à insulina ou diabetes.

Para acalmar sua fome e limitar a ingestão de calorias, adicione fibras ao café da manhã

O café da manhã é o momento perfeito para complementar a ingestão de fibras.

Pessoas que comem grãos ricos em fibras aumentam sua capacidade de atingir sua meta diária de fibra em 80%.

Adicione frutas frescas ao seu cereal matinal e substitua o pão branco por pão integral.

Veja também: Sibutramin é o melhor emagrecer do mercado mesmo?

Espalhe manteiga de amendoim no café da manhã para obter proteínas

Esqueça a manteiga, a geleia ou o queijo cremoso.

A manteiga de amendoim melhora a qualidade e a quantidade da proteína consumida se for espalhada no pão: fornece alimentos nutritivos e saciadores.

Procure marcas com baixo teor de açúcar e sal.

Senhores, quando vocês comem em companhia encantadora…

Os homens tendem a comer de maneira diferente na companhia das mulheres, principalmente para impressioná-las.

Por duas semanas, pesquisadores da Universidade Cornell acompanharam homens adultos durante suas refeições em buffet italiano à vontade e tomaram nota das quantidades de salada e pizza que cada um comeu.

Separamos também esse vídeo com dicas importantes para quem quer emagrecer:

Homens com uma ou mais mulheres comeram 93% mais salada do que aqueles com homens. (Esta variação de acordo com o sexo dos convidados não se repete para as mulheres).

Prefira smoothies caseiros a smoothies comprados em lojas

Ao comprar um smoothie comercial, certifique-se de que contém frutas inteiras, não apenas suco.

O suco de fruta não contém nenhuma das fibras importantes encontradas nas frutas frescas.

Além disso, se você saborear smoothies de suco de frutas, a acidez pode danificar o esmalte dos dentes a longo prazo.

A melhor aposta é fazer para si um desses smoothies saudáveis ​​em que você pode controlar a quantidade de açúcar e gordura.

Elimine as barras de granola e dê preferência à sua versão natural

Uma barra de granola geralmente é rica em fibras e tem baixo índice glicêmico, o que faz você se sentir satisfeito por um tempo.

Também pode conter ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, vitamina B, ferro, folato de aveia, nozes e sementes.

No entanto, muitas barras de granola são carregadas com açúcar e gordura saturada.

Em vez disso, polvilhe nozes, sementes ou frutas secas em seu cereal de aveia para o excelente sabor e suprimento de nutrientes equivalente a uma barra de granola, evitando aumentar a ingestão de açúcar e gordura.

Beba seu vinho durante a refeição

Dados coletados na França e em outros países produtores de vinho mostram que é claramente preferível para a saúde beber bebidas alcoólicas durante as refeições.

Consumido em quantidades razoáveis, o vinho cria uma sensação de satisfação, sem conter muitas calorias.

Para a sobremesa, pode, por exemplo, optar por um copo de vinho tinto de qualidade com alguns quadrados de chocolate preto.

 

Queda de cabelo em homens: por que acontece?

A perda de cabelo, também chamada de alopecia ou calvície, refere-se à perda de cabelo de qualquer parte da cabeça ou do corpo.

A perda de cabelo pode afetar apenas o couro cabeludo ou todo o corpo. Pode ser resultado de hereditariedade, alterações hormonais, condições médicas ou medicamentos.

Qualquer pessoa pode experimentar queda de cabelo, mas é mais comum em homens. A perda de cabelo afeta metade dos homens aos 50 anos.

Embora seja uma parte natural do processo de envelhecimento de milhões de homens, a perda de cabelo pode ser psicologicamente angustiante. A queda súbita ou inesperada de cabelo às vezes pode indicar um problema de saúde mais sério que pode exigir atenção médica. Os homens normalmente perdem o cabelo quando três fatores principais interagem: genética, idade e hormônios.

Também conhecida como alopecia androgenética, a calvície de padrão masculino ocorre quando os níveis hormonais mudam ao longo da vida de um homem.

Fatores genéticos também afetam a probabilidade de calvície de padrão masculino.

Esses fatores contribuem para o encolhimento gradual das pequenas cavidades da pele na base do cabelo, chamadas de folículos capilares no couro cabeludo. O cabelo fica progressivamente mais curto e mais fino até que nenhum novo cabelo cresça.

A maioria dos homens brancos desenvolve algum grau de calvície, dependendo de sua idade e composição genética. A calvície de padrão masculino afeta até metade de todos os homens brancos aos 50 anos e até 80% dos homens do mesmo grupo aos 70 anos. Homens com mais parentes de primeiro e segundo graus que perdem os cabelos têm maior probabilidade de perdê-los por conta própria.

CAUSAS DE PERDA DE CABELO

As pessoas geralmente perdem cerca de 100 fios de cabelo por dia. Isso geralmente não causa afinamento perceptível do cabelo no couro cabeludo, pois novos cabelos crescem ao mesmo tempo. A perda de cabelo ocorre quando este ciclo de crescimento e queda de cabelo é interrompido ou quando o folículo piloso é destruído e substituído por tecido cicatricial.

A perda de cabelo geralmente está relacionada a um ou mais dos seguintes fatores:

História familiar (hereditariedade). A causa mais comum de queda de cabelo é uma condição hereditária chamada calvície de padrão masculino ou calvície de padrão feminino. Geralmente ocorre gradualmente com o envelhecimento e em padrões previsíveis – perda de cabelo e manchas calvas nos homens e queda de cabelo nas mulheres.

Alterações hormonais e problemas de saúde: Vários problemas de saúde, incluindo doenças da tireóide, anemia por deficiência de ferro e sífilis secundária, podem levar à queda de cabelo.

Embora os exames de sangue da tireoide e outros exames laboratoriais, incluindo um hemograma completo (CBC), em pessoas com queda de cabelo normal sejam geralmente normais, é importante descartar as causas tratáveis ​​de perda de cabelo.

De acordo com a Genetics Home Reference, a perda de cabelo em homens tem sido associada ao câncer de próstata, diabetes, obesidade e pressão alta ou hipertensão.

Pode ocorrer como uma reação ao estresse ou após uma doença ou uma grande cirurgia, ou como um efeito colateral de certos medicamentos, como anticoagulantes, anticoagulantes e suplementos de vitamina A.

A perda de cabelo também pode indicar um problema de saúde, como lúpus, infecção fúngica ou problema de tireoide.

As condições médicas incluem alopecia areata, que causa perda irregular de cabelo, infecções no couro cabeludo, como micose, e um distúrbio de puxão de cabelo chamado tricotilomania.

Medicamentos e suplementos. A perda de cabelo pode ser um efeito colateral de certos medicamentos, como os usados ​​para câncer, artrite, depressão, problemas cardíacos, gota e hipertensão.

Radioterapia na cabeça: o cabelo pode não voltar a crescer como antes.

E se você quer mais dicaas como esse para cuidar da queda de cabelo conheça o Bildium.

Um evento muito estressante. Muitas pessoas sofrem de queda geral do cabelo vários meses após um choque físico ou emocional. Esse tipo de queda de cabelo é temporária.

Certos estilos de cabelo e tratamentos.

Penteados excessivos ou penteados que puxam o cabelo para cima, como rabos de cavalo ou trancinhas, podem causar um tipo de queda de cabelo chamado alopecia por tração.

Os tratamentos e permanentes com óleo quente podem causar inflamação dos folículos capilares, o que leva à queda de cabelo. Se ocorrer cicatriz, a queda de cabelo pode ser permanente

Outras causas possíveis incluem:

  • Falta de ferro
  • Excesso de vitamina A, possivelmente devido a medicamentos retinóides
  • Doença crônica grave, como diabetes ou lúpus
  • Desnutrição
  • Uso de anticoagulantes ou anticoagulantes
  • Eflúvio telógeno, uma interrupção do ciclo de crescimento do cabelo

Deixaremos também um vídeo falando sobre o assunto aqui embaixo. Aproveite