É normal ganhar peso durante a menstruação?

Se você é mulher, há uma boa chance de se deparar com os caprichos da menstruação e todas as síndromes que a acompanham antes e durante: alterações de humor, fadiga, dores de cabeça, inchaço, cãibras, aumento de peso…

Cerca de 80% das mulheres experimentam esses sintomas e cerca de 40% delas sofrem de síndrome pré-menstrual (TPM).

Esta é uma série de sintomas físicos e psicológicos desagradáveis ​​(parece que existem cerca de 150 sintomas listados …). 

Uma das perguntas mais comuns que nos fazem é por que ganhamos peso durante a menstruação?

Muitas pessoas também nos perguntam por que sentimos mais fome durante a menstruação?

Os hormônios implicados na síndrome pré-menstrual (TPM)

As menstruações fazem parte do desenvolvimento normal da mulher.

Eles participam do processo reprodutivo e são acionados e interrompidos por uma sucessão de secreção de hormônios em nosso corpo. 

Vários hormônios entram em ação, mas falaremos principalmente sobre dois hormônios deste ciclo que influenciam o peso e o comportamento alimentar: 

  • estrogênio
  • progesterona

Eles são secretados pelos ovários e estimulam o útero para uma possível gravidez. 

No entanto, a secreção desses hormônios, embora controlada pela parte do cérebro responsável, é totalmente desigual de uma mulher para outra. 

É normal ganhar peso durante a menstruação?

Sim, é absolutamente normal ganhar peso durante a menstruação. E você verá que é muito mais fácil do que você pensa, bem … quando você souber!

  • É a diminuição da secreção de estrogênio e o aumento da progesterona entre dois ciclos que está na origem da síndrome pré-menstrual. Essas montanhas-russas hormonais afetam as emoções, causando dor, ansiedade e mudanças de humor. Gerenciar as emoções é, portanto, essencial para superar esse fenômeno.
  • A sensação de inchaço no estômago e nos seios não é gorda. Esta é a retenção de água que desaparece por conta própria após a menstruação.
  • Há uma boa chance de que durante esse período você tenha defecações lentas. E você deve saber que as fezes pesam cerca de 400 gr na balança de qualquer maneira.
  • Uma secreção muito alta de progesterona leva à sudorese e, especialmente, ao desejo por açúcar (sim, sim, vem desse famoso desejo por açúcar!)
  • Quando, durante o ciclo, o estrogênio aumenta e a progesterona diminui, isso pode levar a um aumento de peso da ordem de 1 a 3 kg em média.

Portanto, entre o estrogênio que interrompe em um ponto do ciclo e a progesterona que entra em ação em outro momento, é totalmente normal que você ganhe peso durante a menstruação. Mas isso não é absolutamente irreversível (e acima de tudo, esse peso vai recomeçar tão rápido quanto apareceu).

Por que a menstruação perturba nosso apetite?

Vários estudos mostraram que o apetite das mulheres é maior na semana antes da menstruação.

Durante a fase em que o útero se prepara para receber um possível embrião (entre o 11º e o 28º dia do ciclo), a mulher tende a comer mais, a se estocar energia e nutrientes, e que queira ou não cair grávida.

As emoções também ficam muito tensas e tensas durante os dias antes da menstruação. 

Agora podemos ter essa tendência de comer nossas emoções de tendência em vez de controlá-las. Simplesmente porque não fomos realmente treinados para lidar com essas emoções.

Em algumas mulheres, especialmente aquelas com diabetes, as flutuações hormonais durante o ciclo podem afetar os níveis de açúcar no sangue. 

No entanto, a hipoglicemia pode causar ânsias e desejos por açúcar. Portanto, é importante garantir que você tenha uma dieta suficiente e equilibrada ao longo de seu ciclo.

E o melhor de tudo, parece que isso é um “resquício” de nosso período da mulher das cavernas, quando os calendários não existiam e o apetite aumentado era um prenúncio da cortina subindo na caverna. 

Leia também: Drenefort Funciona?

Como não ganhar peso durante a menstruação?

Aqui estão algumas dicas para limitar o ganho de peso antes da menstruação:

  • beba o suficiente: o famoso 1,5L por dia
  • evitando consumir muito sal ou alimentos muito salgados
  • perceba que você não é mais uma mulher das cavernas e que se ficar grávida não precisa correr para caçar mamutes: a geladeira e os armários estarão cheios se necessário
  • escute suas emoções e dê as boas-vindas
  • durma o suficiente porque o sono tem impacto no peso
  •  coma com atenção se sucumbir ao açúcar e reserve um tempo para saboreá-lo. Nós agradamos nossos pequenos hormônios, mas fazemos bem
  • durante a menstruação, as perdas de ferro são compensadas pelo consumo suficiente de carne (vermelha) e peixes ou leguminosas e frutas oleaginosas com grãos inteiros.
  • para o trânsito: comemos frutas e vegetais crus suficientes
  • é possível dividir a dieta quando você tem desejos
  • a atividade física ajuda a regular melhor os hormônios e a evitar o efeito da montanha-russa

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *