Queda de cabelo em homens: por que acontece?

A perda de cabelo, também chamada de alopecia ou calvície, refere-se à perda de cabelo de qualquer parte da cabeça ou do corpo.

A perda de cabelo pode afetar apenas o couro cabeludo ou todo o corpo. Pode ser resultado de hereditariedade, alterações hormonais, condições médicas ou medicamentos.

Qualquer pessoa pode experimentar queda de cabelo, mas é mais comum em homens. A perda de cabelo afeta metade dos homens aos 50 anos.

Embora seja uma parte natural do processo de envelhecimento de milhões de homens, a perda de cabelo pode ser psicologicamente angustiante. A queda súbita ou inesperada de cabelo às vezes pode indicar um problema de saúde mais sério que pode exigir atenção médica. Os homens normalmente perdem o cabelo quando três fatores principais interagem: genética, idade e hormônios.

Também conhecida como alopecia androgenética, a calvície de padrão masculino ocorre quando os níveis hormonais mudam ao longo da vida de um homem.

Fatores genéticos também afetam a probabilidade de calvície de padrão masculino.

Esses fatores contribuem para o encolhimento gradual das pequenas cavidades da pele na base do cabelo, chamadas de folículos capilares no couro cabeludo. O cabelo fica progressivamente mais curto e mais fino até que nenhum novo cabelo cresça.

A maioria dos homens brancos desenvolve algum grau de calvície, dependendo de sua idade e composição genética. A calvície de padrão masculino afeta até metade de todos os homens brancos aos 50 anos e até 80% dos homens do mesmo grupo aos 70 anos. Homens com mais parentes de primeiro e segundo graus que perdem os cabelos têm maior probabilidade de perdê-los por conta própria.

CAUSAS DE PERDA DE CABELO

As pessoas geralmente perdem cerca de 100 fios de cabelo por dia. Isso geralmente não causa afinamento perceptível do cabelo no couro cabeludo, pois novos cabelos crescem ao mesmo tempo. A perda de cabelo ocorre quando este ciclo de crescimento e queda de cabelo é interrompido ou quando o folículo piloso é destruído e substituído por tecido cicatricial.

A perda de cabelo geralmente está relacionada a um ou mais dos seguintes fatores:

História familiar (hereditariedade). A causa mais comum de queda de cabelo é uma condição hereditária chamada calvície de padrão masculino ou calvície de padrão feminino. Geralmente ocorre gradualmente com o envelhecimento e em padrões previsíveis – perda de cabelo e manchas calvas nos homens e queda de cabelo nas mulheres.

Alterações hormonais e problemas de saúde: Vários problemas de saúde, incluindo doenças da tireóide, anemia por deficiência de ferro e sífilis secundária, podem levar à queda de cabelo.

Embora os exames de sangue da tireoide e outros exames laboratoriais, incluindo um hemograma completo (CBC), em pessoas com queda de cabelo normal sejam geralmente normais, é importante descartar as causas tratáveis ​​de perda de cabelo.

De acordo com a Genetics Home Reference, a perda de cabelo em homens tem sido associada ao câncer de próstata, diabetes, obesidade e pressão alta ou hipertensão.

Pode ocorrer como uma reação ao estresse ou após uma doença ou uma grande cirurgia, ou como um efeito colateral de certos medicamentos, como anticoagulantes, anticoagulantes e suplementos de vitamina A.

A perda de cabelo também pode indicar um problema de saúde, como lúpus, infecção fúngica ou problema de tireoide.

As condições médicas incluem alopecia areata, que causa perda irregular de cabelo, infecções no couro cabeludo, como micose, e um distúrbio de puxão de cabelo chamado tricotilomania.

Medicamentos e suplementos. A perda de cabelo pode ser um efeito colateral de certos medicamentos, como os usados ​​para câncer, artrite, depressão, problemas cardíacos, gota e hipertensão.

Radioterapia na cabeça: o cabelo pode não voltar a crescer como antes.

E se você quer mais dicaas como esse para cuidar da queda de cabelo conheça o Bildium.

Um evento muito estressante. Muitas pessoas sofrem de queda geral do cabelo vários meses após um choque físico ou emocional. Esse tipo de queda de cabelo é temporária.

Certos estilos de cabelo e tratamentos.

Penteados excessivos ou penteados que puxam o cabelo para cima, como rabos de cavalo ou trancinhas, podem causar um tipo de queda de cabelo chamado alopecia por tração.

Os tratamentos e permanentes com óleo quente podem causar inflamação dos folículos capilares, o que leva à queda de cabelo. Se ocorrer cicatriz, a queda de cabelo pode ser permanente

Outras causas possíveis incluem:

  • Falta de ferro
  • Excesso de vitamina A, possivelmente devido a medicamentos retinóides
  • Doença crônica grave, como diabetes ou lúpus
  • Desnutrição
  • Uso de anticoagulantes ou anticoagulantes
  • Eflúvio telógeno, uma interrupção do ciclo de crescimento do cabelo

Deixaremos também um vídeo falando sobre o assunto aqui embaixo. Aproveite

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *