Aqui estão as dicas que eu gostaria de ter recebido quando comecei a desenhar, que teriam me economizado não apenas tempo e energia, mas também muito dinheiro.
Este é um resumo de todos os erros que cometi no passado e de todas as práticas e técnicas que me ajudaram a melhorar muito mais rápido como autodidata.
Enfim, o artigo que se segue é ainda mais valioso do que um curso clássico de desenho, pois não só relata minha experiência como desenhista, mas também a que tenho como instrutor.
Na verdade, vi dezenas de milhares de designers passando pelo meu blog e acompanhei de perto mais de uma centena de designers em um período de tempo relativamente curto.
Acho que sei exatamente o que representa um problema para a maioria dos meus alunos, talvez muito mais do que um professor de desenho clássico formado em educação nacional e artes plásticas em outro lugar (obrigado internet).
Eu gostaria de compartilhar isso com você aqui.
Portanto, aconselho você a marcar esta página e voltar a ela frequentemente durante o seu aprendizado, porque isso irá lhe poupar muitos contratempos desnecessários (para dizer o mínimo).
Eu sei que a maioria de nós não pode seguir cegamente um estranho escrevendo artigos na internet. Mas quem me conhece melhor sabe o quanto sou dedicado ao meu trabalho e à causa do desenho.
Nunca falo sem pensar no meu blog, e procuro sempre me aproximar da verdade comum, mesmo que cada um tenha a sua, sendo o mais transparente possível sobre o que realmente penso.
Apesar das aparências, não gosto de rodeios, portanto, é melhor ir ao cerne da questão.
Em primeiro lugar, gostaria de responder de uma vez por todas às 10 perguntas mais redundantes que os desenhistas iniciantes (e amadores de todos os tipos) me fazem com frequência e que eu gostaria de encerrar.
O desenho é um dom?
Esta observação ingênua foi feita para mim inúmeras vezes: “você tem o dom de desenhar, tenho inveja de você!”.
E para alguém que trabalhou incansavelmente como autodidata por mais de 12 anos, essa observação pode rapidamente se tornar inadequada, até dolorosa (hoje não é mais porque eu adquiri muito o sujeito).
É como dizer para mim: “você não merece o seu talento, foi um presente da mãe natureza”. E todo o trabalho para trás então? Isso não conta? Especialmente porque originalmente eu não era uma criança particularmente talentosa.
O que me leva a acreditar que algumas pessoas ainda estão na era do espelho: se não viram é porque nunca aconteceu…
Então, um pequeno lembrete para todas aquelas pessoas que ainda acredito no Papai Noel.
Aqui está o nível que eu tinha aos 25 anos:
Quanto tempo leva para aprender a desenhar?
“6 meses, 2 semanas, 4 dias e 3 horas”: este é o tipo de resposta que posso dar um pouco sarcasticamente a quem me faz a pergunta.
Acho que não me perguntei uma vez, embora no fundo eu achasse que o tempo demorava muito (e ainda babo por isso).
Basicamente, o que estou dizendo é que é impossível responder a essa pergunta porque eu precisaria de uma bola de cristal para descobrir.
Dependerá de muitos fatores: motivação, atenção, regularidade, tempo disponível, teorização … tantos parâmetros completamente pessoais.
Além disso, a noção de “saber desenhar” permanece muito subjetiva.
Eu tenho minha definição, cada um tem a sua e cada um tem seus objetivos. Por exemplo, desenhar com formas simples e imaginativas é bastante diferente de desenhar observacionais e realistas.
Para mim, saber desenhar é conseguir alinhar duas linhas para que a pessoa da frente reconheça (ou sinta) do que estou a falar, seja qual for o estilo e a forma.
O desenho é uma linguagem não verbal por si só, é quase tão bom quanto a telepatia, porque você pode transmitir sua mensagem, mas também suas emoções para os outros sem abrir a boca.
O desenho nos abre para uma liberdade infinita. Mesmo preso entre quatro paredes, você pode escapar da realidade por alguns momentos com apenas um lápis e um lençol.
Você tem que ver o desenho como uma maratona, não como um sprint.
É a consistência do designer que valerá a pena. Tirar de 30 minutos a 1 hora por dia é muito mais benéfico do que tirar 10 horas a cada duas semanas.
Aprendizagem eficaz e sustentável é a aprendizagem construída ao longo de um longo período de tempo, cimentando a teoria com a prática.
A teoria é muito mais fácil de memorizar se você aplicá-la durante o processo.
Depois disso, nada impede que um designer proceda por curas se ele tiver temperamento.
Mas, em qualquer caso, a resistência sempre terá precedência sobre a corrida.
Pessoalmente, não desenhei muito em comparação com alguns profissionais que conheço.
Nunca muito mais do que 1 hora por dia. E às vezes fico semanas, até meses, sem desenhar.
Mas isso não me impede de progredir.
Você sabe onde estou indo com isso?
Enquanto alguns pulam na primeira foto que encontram no google image ou no pinterest, outros trabalham de forma mais inteligente, sem literalmente copiar.
Inspirar-se nas fotos é essencial e ensina muito, mas saber se distanciar delas é um passo que o amador deve planejar em seu aprendizado, se deseja se superar:
Então quem espera façanhas no espaço de uma semana, ficarei muito decepcionado.
Você pode aprender o básico do desenho em dois meses , sim.
Mas daí para alcançar seus objetivos mais loucos em tão pouco tempo, ou mesmo para desenhar sua imaginação de forma realista, é completamente ilusório.
Sua melhor aposta é não querer tomar atalhos por impulso, porque a experiência me mostrou que é muito mais fácil aprender e automatizar coisas um após o outro, ao invés de multitarefa e espalhar em todas as direções.
Isso retarda o processo mais do que qualquer coisa, senão pior – leva ao abandono e a desculpas.