Mantenha sua pele saudável
Diz-se que a beleza é apenas pele profunda. O que conta é o que está “por dentro”. Nossos órgãos internos são cruciais, porém, sua pele é a principal proteção contra o mundo exterior. A pele também fornece pistas cruciais sobre sua saúde em geral. Faça um bom tratamento de sua pele para garantir que sua pele esteja cuidando de você.
Protegendo seu Eu Externo
A pele protege seu corpo de inúmeras maneiras. “A pele fornece uma barreira para proteger o corpo da invasão por bactérias e outros possíveis perigos ambientais que podem ser perigosos para a saúde humana”, afirma a dermatologista do NIH Dra. Heidi Kong.
A pele também tem outras funções. Ela tem terminações nervosas que permitem sentir o momento em que um objeto se torna muito afiado ou quente, para que você possa removê-lo facilmente. As glândulas sudoríparas, assim como os pequenos vasos sanguíneos que estão localizados em sua pele, ajudam a controlar a temperatura do corpo. As células da pele convertem luz em vitamina D que é essencial para manter os ossos saudáveis.
A pele pode ser um sinal da presença de um problema de saúde. Uma erupção cutânea com prurido e vermelho pode ser uma indicação de infecção ou alergia ou uma “borboleta” vermelha irritável no seu rosto pode ser um sinal indicativo de Lúpus. Uma tonalidade amarela pode indicar doença hepática. Além disso, toupeiras incomuns ou de cor escura podem ser um sinal de alerta para câncer de pele. Esteja alerta para qualquer mudança incomum em sua pele e consulte seu médico se estiver preocupado.
Sua pele pode ficar seca se você não beber líquidos suficientes ou passar longos períodos de tempo em clima quente ou seco. “Embora lavar as mãos seja importante para uma boa higiene, lavar demais as mãos também pode levar à pele seca”, Kong aconselha especialmente no caso de você lavar as mãos com água quente ou sabonetes fortes. Para tratar a pele seca, aplique loções ou cremes que hidratam, e faça uso de água quente em vez de água quente sempre que lavar as mãos e tomar banho. Tente usar umidificadores para tornar o ar dentro de sua casa mais úmido.
Os raios do sol também podem prejudicar sua pele. A luz ultravioleta (UV) do sol que provoca queimaduras solares. Também faz com que sua pele envelheça mais rápido, causando rugas que se agravam à medida que você envelhece. “Há uma forte ligação entre a exposição UV e o câncer de pele”, diz Kong. Certifique-se de proteger sua pele dos danos causados pelos raios solares. Use chapéus, óculos de sol e outras roupas de proteção, aplique protetor solar com o fator de proteção solar (FPS) mínimo 30 e e evite passar a exposição ao sol durante o final da manhã ou início da tarde, quando o sol estiver mais forte.
Muitos especialistas em pele como Kong estão pesquisando o microbioma de sua pele, que inclui bactérias e outros microorganismos que vivem sobre a pele. Certos micróbios podem se mostrar benéficos. Há evidências que sugerem que eles melhoram o sistema imunológico do corpo para combater infecções e podem ajudar você a permanecer bem.
“Mas existem algumas doenças de pele com associações conhecidas com certos micróbios”, diz Kong. Kong. “Estamos tentando entender como esses micróbios diferem entre pessoas saudáveis e pessoas com doenças de pele”. No futuro, os pesquisadores estão procurando maneiras de ajudar a promover micróbios de pele saudável, ao mesmo tempo em que reduzem os prejudiciais.
Tudo isso para assegurar e garantir que sua saúde e seu bem estar venha estar sempre em um ótimo nivel e estável.